Como usar vinagre e chá como condicionador para os cabelos

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestEmail this to someone

Uma das coisas que aprendi desde que comecei a comer comida da verdade é que comida de verdade é ótimo não só para botar para dentro do corpo mas também para fora! Hoje em dia, uso alimentos como vinagre, chá, bicarbonato de sódio, mel, ovo e azeite para cuidar da minha pele e dos meus cabelos. Neste post, explico como parei de usar condicionadores comerciais e aprendi a usar vinagre ou chá para condicionar meus cabelos.

vinagre-cabelo

Meu cabelo depois de mais de um ano usando vinagre e chá como condicionador.

Vinagre branco ou vinagre de maçã

Sei que é difícil de acreditar, mas vinagre é extremamente hidratante para os cabelos. Eu comecei com vinagre de maçã, mas logo aprendi que ele é ideal para cabelos mais secos. Para cabelos oleosos, como o meu, vinagre branco é maravilhoso. Sei que você deve estar se perguntando: e o cheiro? Para alegria de todos, o cheiro não fica nos cabelos, ele sai assim que você enxaguar com água. Mas para aqueles que não suportam cheiro de vinagre nem por alguns minutos, o segredo é adicionar uma ou duas gotas de essência de lavanda ou outra essência que você goste.

Aqui vão as instruções:

  1. Antes de entrar no chuveiro, dilua uma ou duas colheres de sopa de vinagre em um copo de água (uma colher para cabelos curtos ou duas para cabelos longos). Eu uso um vidro de geléia com tampa, sacudo a mistura um pouco e levo o vidro para o banho.
  2. Lave seu cabelo como de costume e enxague.
  3. Se seu cabelo for bem longo, mergulhe as pontas dentro do vidro por cerca de 30 segundos.
  4. Derrame toda a água com vinagre no cabelo, tomando cuidado para não cair nos olhos!
  5. Certifique-se de que a mistura caia em todas as partes do cabelo, incluindo o couro cabeludo. Use seus dedos e suas mãos para espalhar bem por toda a cabeça.
  6. Deixe a mistura no cabelo por 2 a 10 minutos. Quanto mais seco for o seu cabelo, mais tempo você pode deixar.
  7. Enxague bem com água, e pronto!
  8. Eu pessoalmente gosto de deixar meu cabelo secar naturalmente sem secador. Se você for usar secador, tente usar um pouco mais de vinagre (talvez meia ou uma colher de sopa a mais) para que o cabelo não fique muito seco.

Chá preto, de camomila ou de hortelã

Chá também é maravilhoso para deixar os cabelos macios e brilhantes. Cada tipo de chá funciona para um tipo de cabelo. Chá preto é ótimo para cabelos secos enquanto chá de hortelã é melhor para cabelos oleosos. E o chá de camomila é muito bom para quem tem couro cabeludo sensível. A única desvantagem de usar chá como condicionador é que você tem que prepará-lo cerca de uma hora antes de tomar banho para dar tempo de esfriar.

Aqui vão as instruções:

  1. Use um saquinho de chá para cabelos curtos e/ou oleoso ou dois saquinhos para cabelos longos e/ou secos.
  2. Ferva um copo de água.
  3. Bote o(s) saquinho(s) de chá em um vidro, adicione a água fervendo e tampe para que a água não evapore muito.
  4. Deixe os saquinhos dentro da água até esfriar, cerca de 30 minutos a 1 hora.
  5. Quando a água estiver em temperatura ambiente, retire os saquinhos e esprema-os na água.
  6. Lave seu cabelo como de costume e enxague.
  7. Se seu cabelo for bem longo, mergulhe as pontas dentro do vidro de chá por cerca de 30 segundos.
  8. Derrame todo o chá o cabelo
  9. Certifique-se de que o chá caia em todas as partes do cabelo, incluindo o couro cabeludo. Use seus dedos e suas mãos para espalhar bem por toda a cabeça.
  10. Deixe agir no cabelo por 2 a 10 minutos. Quanto mais seco for o seu cabelo, mais tempo você pode deixar.
  11. Enxague bem com água, e pronto!

Quer ainda mais hidratação? Misture os dois!

Para fazer uma solução ainda mais hidratante, misture um copo do chá como uma colher de sopa de vinagre. Deixe agir por 5 a 10 minutos, e pronto! Mas atenção: só recomendo essa mistura para cabelos mais secos. Se seu cabelo for oleoso, escolha ou vinagre ou chá, e não os dois juntos.

Leia os ingredientes!

Da mesma forma que sempre leio os ingredientes de tudo que eu como para me certificar de que eu estou comprando comida de verdade mesmo, é super importante ler os ingredientes do vinagre ou chá que você for usar nos seus cabelos. Para funcionar, tem que ser chá puro e vinagre puro. Veja se não há conservantes, aditivos, aromatizantes, realçadores de sabor, ou quaisquer outros ingredientes duvidosos.

Aqui vão algumas opções que você pode comprar pela internet:

Não funcionou de primeira?

Para muitas pessoas que usam condicionador comercial há anos e anos, a transição para vinagre ou chá pode não ser imediata. Às vezes o cabelo fica muito oleoso ou muito seco na primeira tentativa. Experimente aumentar ou diminuir a concentração, e aumentar ou diminuir o tempo que você deixa agir. Mas não desista, porque quando você encontrar a fórmula certa para o seu cabelo, você nunca vai querer usar condicionador novamente!  Vinagre e chá deixam os cabelos mais macios e brilhantes do que qualquer produto comercial que eu já experimentei na vida. Sugiro que tente por pelo menos duas semana antes de desistir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *